Palavra do Fundador

Comece pegando sua Palavra de Deus e abra em Jo 16, 5-11. Leia com atenção. Mais uma vez Jesus está falando aos seus discípulos. Não era a primeira vez que Jesus falava de Sua partida. Ele já tinha anunciado por três vezes a Sua Paixão. Houve uma vez que Pedro até disse que não permitiria e Jesus respondeu; “Afasta-te de mim, satanás, tu não tens parte comigo!” Você lembra? Os discípulos sabiam que o Reino de Jesus não era deste mundo, era só uma questão de tempo e Ele voltaria ao Pai. Porém, percebam que quando Jesus fala que chegou a hora de partir, os discípulos encheram-se de tristeza e nem quiseram perguntar nada a Jesus, nem aonde Ele ia, como já tinham feito tantas vezes. Jesus se admira e pergunta porque eles estão agindo assim. E você? O que acha? Por que os discípulos reagiram assim? Medo? Insegurança? Apego? Não queriam perder a companhia de Jesus que sempre sabia o que fazer e o que dizer? Por quê?

Penso que os discípulos não queriam perder Jesus. Penso que os discípulos não tinham aprendido a perder… não gostavam da idéia de perda. Você também não gosta, não é verdade? Pra você, perder é algo negativo, não é? Mas observe que Jesus diz: “convém que Eu vos vá! Porque, se Eu não for, o Paráclito não virá a vós” (v.7). Ou seja se eles não perdessem Jesus, não teriam o Espírito Santo e,portanto, não se converteriam, pois quem convence e converte é o Espírito. Se Jesus não fosse, eles iam continuar medrosos e inseguros, pois quem nos dá coragem é o Espírito! (foi o que aconteceu em Pentecostes). Se Jesus não fosse, não se teria a Eucaristia…

Percebem? Era preciso perder. Os discípulos não tinham aprendido a maior lição do reino de Deus: a perca em Jesus é sempre fecunda. Sempre se perde para ganhar…Sim, toda perda em Cristo é sempre fecunda. É por isso que quando você se esforça e tira um tempo para sua oração pessoal no dia, as horas do dia parecem render… você “perde” tempo rezando e ganha um dia fecundo para fazer muita coisa.

Então, porque temos tanto medo de perder? Nós nos apegamos as pessoas, aos empregos, aos cursos que fazemos, aos bens que possuímos, as pessoas com quem convivemos e as realidades que nos rodeiam, nos apegamos a sonhos e projetos que nem temos certeza se um dia se realizaram. Nós nos apegamos até aquilo que não temos certeza, aquilo que não temos e não somos… E toda vez que algo precisa ser deixado pelo Reino, nós temos medo, nós nos entristecemos e como os discípulos, nem queremos saber para onde Jesus vai nos levar. Nem perguntamos. Fugimos de Jesus até. Como os discípulos, não damos espaço para a perda, não queremos pensar nela. E pior, às vezes, tentamos nos convencer que não é preciso perder, que Deus vai me entender e enchemos a nós e aos outros de argumentos que provem que se pode viver sem perder. Quantos planos de Deus e chamados você não já adiou em sua vida por medo de perder algo ou alguém, por medo de perder uma possibilidade e tentou se convencer de que fazia a coisa certa?

Sim, você não aprendeu ainda que tudo o que você deixar pelo Cristo se tornará fecundidade na sua vida e na vida dos outros. Lembra que Jesus disse que quem deixa pai, mãe, irmãos em Meu nome receberá cem vezes mais esta terra (com perseguições, não se pode esquecer) e a vida eterna? Lembra que Ele disse que quem quiser ganhar a vida no céu, terá que perder?

E mais… sabe o que é pior? Se eu resisto e não perco pelo Cristo, mais cedo ou mais tarde eu vou perder do mesmo jeito. Mas dessa vez, a perca será vazia e sem sentido, sem fecundidade alguma. Sim! Você pode perder tudo e qualquer coisa, e perderá, não se preocupe mais cedo ou mais tarde. Não porque Deus vai se vingar de você. Não é isso. Lembre-se que Deus é amor! Mas você vai perder porque nessa vida TUDO PASSA e só Deus permanece. Nada é eterno, exceto Deus. Já pensou nisso?

Nada neste mundo, nenhuma glória é suficiente para nos dar o que a perda por Jesus é capaz de nos dar. Já diz o Eclesiastes, na vida do homem tudo é ilusão e sofrimento, por isso tudo é vaidade. Não vale a pena deixar o Cristo esperando por nada que este mundo tem pra oferecer. Decide! Perde… perde…perde…

 

Um comentário em “Palavra do Fundador

  • 15 de março de 2017 em 22:47
    Permalink

    Porque por mais estranho que possa parecer, perder por Jesus e em Jesus é abraçar a oportunidade de ser feliz!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *