Campanha da Fraternidade 2017

Todos os anos, a partir do período da Quaresma, a Igreja realiza a campanha da fraternidade. Sob coordenação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, a campanha busca conscientizar a sociedade acerca das realidades a serem mudadas em favor do bem comum.

Neste ano, temos por tema “Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida” e somos convidados a refletir sobre a maneira que estamos tratando a criação de Deus.

A essência de Deus é amor. O amor não pode ficar encerrado em si mesmo, mas jorra como um rio, levando vida e fecundidade por onde passa. Dessa forma, em Seu infinito amor, Deus criou o universo e tudo o que há nele; criou a Terra e tudo o que há nela; e criou o ser humano, sua mais amada obra de arte. Não chamando-o criatura, mas filho… filho amado. A este deu Sua imagem e semelhança, constituindo-o de dignidade.

O caminho a ser trilhado ao longo do período em que a campanha é trabalhada é o mesmo apresentado em seu lema: “Cultivar e guardar a Criação” (Gn 2, 15). Deus nos convida a fazer parte da criação da vida e do domínio que Ele tem sobre o mundo: “Crescei e multiplicai-vos, enchei e dominai a Terra. Dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus e sobre todos os animais que se movem na terra” (Gn 1, 28). Cabe a nós, pedir-Lhe que assim o façamos “com santidade e justiça” (Sb 9, 3), sendo transmissores da vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *