Comunidade

 

A Comunidade Católica Siloé nasceu em julho de 1991, na cidade de Cajazeiras, Diocese de Cajazeiras, Brasil, a partir de um grupo de oração da Renovação Carismática Católica. No ano de 2000, percebendo a inspiração do Espírito Santo que derramava sobre os mesmos, um novo carisma para serviço da Igreja, iniciou-se o processo de discernimento para a vida comunitária. A fundação da Comunidade se deu, portanto, no ano de 2000, possuindo as expressões de Vida e de Aliança.

A Comunidade Católica Siloé surgiu no seio da Igreja, alimentada pela experiência de amor a Santa Eucaristia. Nosso carisma é: “Permanecer no Eucarístico, em silêncio, espera e adoração”. Este carisma é marcado por um amor incondicional a Jesus Sacramentado. Somos chamados a ser amigos do Eucarístico, dando-lhe adoração permanente e permanecendo n’Ele, confiando nossas vidas ao altar, pois Ele é o Pastor e nada nos faltará. Ser Siloé é ser emissário. O Senhor nos convida a sermos emissários do Amor Eucarístico ao mundo, que precisa da luz e da vida que a Eucaristia nos oferece. Somos chamados a revelar: a um mundo de homens cansados e fatigados, o Senhor que convida a descansar em seus átrios; a um mundo confuso e barulhento, onde a imagem e o som frenéticos tornam tudo muito superficial, a graça do silêncio que nos possibilita o encontro com Deus e, por conseqüência, consigo mesmo; a um mundo imediatista, a espera que nos fortalece e conforta; a homens que tanto temem a solidão, que esta pode ser fecunda, quando se tem esperança e quando se sabe que Deus sempre está conosco.

O carisma Siloé nasceu da experiência da Solidão do Altar. Jesus Eucarístico, prisioneiro do Altar, em silêncio, espera a adoração dos homens. A Comunidade Católica Siloé é composta por fiéis leigos, celibatários e casados, vivendo como uma só família de irmãos e irmãs, todos em iguais condições, consagrando suas vidas a Jesus Cristo, amando e servindo a Sua Igreja. De acordo com o estado de vida de cada membro, todos assumem compromissos de pobreza, castidade e obediência.

Buscamos viver as riquezas do Batismo no chamado universal à santidade, através de nossa missão que é “lapidar almas para o Eucarístico.” Fazer Jesus Eucarístico ser amado e adorado, onde quer que estejamos: trabalho, estudo, família, relacionamentos e todas as outras realidades, sendo como um sacrário vivo. Tornar as pedras brutas deste mundo, jóias ofertadas ao altar do Eucarístico. Consagrar o mundo ao Eucarístico e oferecer aos homens esta verdadeira felicidade. Isso é lapidar as almas para o Eucarístico nas duras rochas e minas no século. Para vivermos nosso carisma e missão, tomamos como modelos de silêncio, espera e adoração, além de Nossa Senhora da Soledade, a vida e a doação de São José, esposo de Maria, Santa Clara de Assis e Santa Maria Madalena. Vivemos nossa espiritualidade a partir dos três lugares de Silêncio, Espera e Adoração: a Cruz, o Presépio e o Altar. Nestes três lugares estava o Corpo de Jesus: o menino-Deus no presépio, pendido e desfigurado na cruz, vivo e vencedor no altar. Estes lugares são para nós intimidade, descanso, realização. Nosso quarto, nossa mesa, nossa morada.

A Comunidade possui hoje 85 membros efetivos, além de cerca de 200 pessoas que freqüentam nossos grupos de oração, adorações, eventos e retiros. Destes 85 membros efetivos, 20 pertencem a Comunidade de Vida, entre casais e solteiros, em quatro casas, todas na Diocese de Cajazeiras. Somos uma comunidade de educadores e, por isso, desenvolvemos trabalhos de missão ligados á educação e formação. Sobre os apostolados da obra:

a)      Escola Nossa Senhora da Soledade – a comunidade mantém uma escola de ensino infantil e fundamental, na cidade de Cajazeiras, que atende a 70 famílias da periferia da cidade, oferecendo educação, em caráter beneficente, as crianças, além de aconselhamento e oração para os pais dos alunos;

b)      Cursinho Pré-Vestibular – Cajazeiras é uma cidade universitária e por isso, a Comunidade mantém um cursinho gratuito que prepara jovens para os diversos vestibulares da região. A Comunidade também é responsável por preparar o propedêutico do seminário diocesano para o Vestibular da Faculdade de Filosofia.

c)      Siloezinho – grupo de crianças e pré-adolescentes, que são alimentados no carisma Siloé. Cerca de 60 crianças formam o grupo que é subdividido em duas faixas etárias: de 03 a 07 anos e de 08 a 11 anos;

d)     Projeto Juventude que adora – é a expressão jovem da Comunidade, envolvendo as atividades de evangelização da obra. O projeto desenvolve: programa de rádio Juventude que adora (semanal), evangelizações nos bairros e ruas, Querigmar (encontros semestrais de evangelização, na forma de dias de louvor) e o encontro Juventude que Adora, um fim de semana, voltado a juventude;

e)      Grupo de Teatro Siloé – desenvolve espetáculos teatrais apresentados no regional Nordeste 2, os três últimos foram: “A Dama Pobreza – a história de Santa Clara”, “No Altar de Deus, o coração do homem.” e “Magna Pecatrix – a história de Santa Maria Madalena.”

f)       Banda Siloé – ministra retiros e realiza shows pela região, com gravação do 1.º CD;

g)      Escola de Formação Siloé – ministra cursos de formação humana, namorados, casais, bíblico-doutrinários, entre outros, em módulos bimestrais;

h)      Adoração semanal aberta ao povo de Deus e liturgia de diversas celebrações na Diocese, além de grupos de oração, seminários de vida, retiros e encontros pelo Regional Nordeste 2;

i)        Auxílio na Faculdade da Diocese de Cajazeiras (FAFIC), inclusive, com membros da Diretoria, como secretariado geral e pesquisa institucional. O fundador da Comunidade coordenou o Curso de Direito da Faculdade da Diocese em 2011;

O fundador da Comunidade Católica Siloé é Iarley Pereira de Sousa, casado há 11 anos e pai de quatro filhos: Maria Clara (10 anos), Stefano Yosseph (08 anos) e Pedro Davi (04 anos) e José Luigi (nascido em 20/09/13). É graduado em Direito pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), especialista em Psicopedagogia pela FIP e Mestre em Direitos Humanos pela UFPB. É professor efetivo e coordenador do Curso de Direito da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) – Campus III. É Ministro Extraordinário da Comunhão Eucarística e membro da Coordenação Diocesana de Pastoral, representando movimentos, associações e novas comunidades junto à Diocese de Cajazeiras.

A Comunidade Católica Siloé é membro efetivo da Catholic Fraternity, pela Regional Brasil desde 2008 e da Internacional desde 21 de maio de 2013, participando das reuniões e congressos da mesma.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *