Estudo de campo ENSS – Visita ao Seminário Nossa Senhora da Assunção

Em celebração ao aniversário de Cajazeiras, a Escola Nossa Senhora da Soledade realizou nesta segunda-feira, dia 21 de agosto, véspera do dia da cidade, um estudo de campo no Seminário Nossa Senhora da Assunção. Na ocasião, as turmas do 1º, 2º, 3° e 4° anos do ensino fundamental conheceram de perto um pouco da história deste ponto histórico.

Conduzidos pelos seminaristas Sebastião Neto e Aldemir, os alunos conheceram o memorial dedicado ao Monsenhor Gualberto de Andrade, primeiro reitor do Seminário durante os anos de 1955 a 1959 e o Memorial Dom Zacarias Rolim de Moura, espaço destinado à história da construção do Seminário, onde também se encontram objetos pessoais do quinto bispo da diocese de Cajazeiras (1953-1990), homônimo ao Museu. Dando seguimento, a sala de formações, onde os seminaristas se encontram com o Bispo para receber instrução espiritual, foi explorada com muita empolgação e curiosidade. No refeitório, o piano pessoal de Dom Zacarias foi o grande destaque para as crianças, que empolgadas, se puseram a dedilhar algumas notas. Na capela, foram explicados o significado de alguns símbolos e pinturas religiosas, como o quadro da Dormição de Nossa Senhora, pintura que retrata o fim da vida terrena da sempre Virgem Maria, que, entrando em sono, foi assunta ao céu, de corpo e alma. Por fim, o último espaço visitado foi o auditório Monsenhor Agripino Ferreira de Assis, no qual foram apresentadas imagens históricas de Cajazeiras.

Em entrevista concedida à equipe de Comunicação da Comunidade Siloé, Viviane Tavares, professora da ENSS e consagrada de Aliança, afirma que “de maneira muito dinâmica, foi possível perceber a riqueza do conhecimento, quando realizado de forma concreta e além do espaço cotidiano da sala de aula.

Na visita realizada ao Seminário, as crianças se envolveram em cada ambiente histórico que era apresentado. A cada novidade era possível perceber o encanto particular de cada um, somado à curiosidade que alguns expressavam com muito entusiasmo.

Ao final, concluímos que além do espaço físico apresentado, a experiência da fé e do amor à Igreja pode ser fecunda, mesmo através de um simples momento.”

          

Um comentário em “Estudo de campo ENSS – Visita ao Seminário Nossa Senhora da Assunção

  • 21 de agosto de 2017 em 22:06
    Permalink

    Show de bola essa escola. Realmente ensinando a história e os valores cristãos do nosso povo.
    Parabéns!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *