Holywins ENSS – A Santidade Vence!

Com a aproximação da festividade de todos os santos, celebrada em todo o mundo no dia 01 de novembro, a Escola Nossa Senhora da Soledade desenvolveu, por meio da disciplina de língua inglesa, o mini projeto Holywins (A santidade vence).

Abordando aspectos concernentes ao contexto histórico no qual o halloween surgiu, bem como a importância da festa de todos os Santos, foram realizados momentos de discussão sobre os temas.

A palavra Halloween procede da expressão arcaica inglesa All Hallows Eve, que significa Véspera de todos os Santos. Mas como uma festa de caráter cristão foi transformada na comemoração pagã que se celebra em 31 de outubro? Tudo teve início com os celtas, povos habitantes da Europa Oriental, Ocidental e parte da Ásia Menor. No dia 31 de outubro, os celtas comemoravam o Samhein, festival do sol e tinham a crença de que naquela noite os mortos retornavam à terra. Dessa forma, para evitar o mal que poderia ser causado, eram realizados diversos sacrifícios, inclusive humanos. Além disso, no intuito de não serem percebidos por tais espíritos, tinha-se o costume de se disfarçar para assemelhar-se a eles. Passando para a festa de todos os santos, sua origem remonta o século IV, onde se celebrava em Antioquia festa por todos os mártires no primeiro domingo depois de Pentecostes. No ano de 835, esta celebração foi transferida pelo papa Gregório IV para 1º de novembro. Quando os povos celtas foram cristianizados por meio da evangelização de São Patrício, nem todos abandonaram os costumes pagãos. Quer dizer, não deixaram-se converter por completo. A coincidência cronológica da festa pagã com a festa cristã de Todos os Santos e a dos fiéis defuntos, que é o dia seguinte, fizeram com que se mesclasse. Em vez de recordar os bons exemplos dos santos e orar pelos antepassados, enchia-se de medo diante das antigas superstições sobre a morte e os defuntos.

Ressaltou-se ainda, por meio do projeto, o grande perigo que a festividade pagã do halloween representa, por esta acarretar em si um forte apelo à cultura de morte, que tem assolado impiedosamente a atual sociedade.

Os alunos confeccionaram cartazes com frases de diversos santos e passagens bíblicas, que recordam a busca pela vida de santidade.

Por fim, como gesto concreto, todos tiveram um pedaço de lã amarrada ao braço como pulseira, para que, ao fitá-la, recordássemos do esforço diário que nos é necessário para a vivência da santidade, bem como o nosso desejo de amar a Deus cada vez mais.

A Escola Nossa Senhora da Soledade deseja que todos, a exemplo dos santos que nos precederam, busquem a cada dia encontrar na luz de Cristo a verdade que ilumina e afugenta para longe as mentiras e ilusões plantadas no coração dos homens pelo demônio. Que a Virgem da Soledade, nos guie pelos retos caminhos que levam a Seu filho Jesus.

1º Ano

 

2º Ano

 

3º Ano

 

4º Ano

 

 

 

 

 

 

 

 

Um comentário em “Holywins ENSS – A Santidade Vence!

  • 26 de outubro de 2017 em 23:57
    Permalink

    Que lindo!A ENSS tem a missão belíssima de lapidar almas.Bendito seja Deus por termos a opção de um lugar onde possamos deixar nossos filhos com a certeza de que eles realmente serão educados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *