Missão São José

A Missão São José é a primeira casa de missão da Comunidade Católica Siloé. Está situada na cidade de Riacho dos Cavalos, no zonal de Catolé do Rocha, Diocese de Cajazeiras. A casa foi aberta no dia 09 de fevereiro de 2014, por iniciativa da Comunidade Siloé, em diálogo e comunhão com o então bispo diocesano, Dom José Gonzales Alonso, e o pároco da cidade, Padre Franciarley Duarte.

Nestes três anos de existência, a missão já desenvolveu diversas atividades junto à Paróquia São Francisco de Assis, na cidade e na zona rural, além de dias de evangelização no município vizinho de Mato Grosso. Atualmente a missão mantém os seguintes apostolados: Grupo de Oração São José, na Capela de São José, na Rua Nova; Grupo de Oração Pão do Céu, na comunidade Várzea Grande, zona rural; Dia de Adoração, na Igreja Matriz; Programa Nossa Senhora da Soledade, de segunda a sexta, às 19h00, pela Rádio Riacho FM; Missa Jovem, no terceiro domingo de cada mês, na Igreja Matriz; Projeto de Evangelização nas Escolas; momentos de espiritualidade para os jovens; liturgia da missa na Capela São José, às segundas feiras; e visitas de evangelização e Celebrações da Palavra nas comunidades rurais.

Além disso, a missão tem frutificado também em vocações à consagração na Comunidade Católica Siloé, de modo que já se têm na missão três turmas de formação da mesma: Tempo de Espera e Tempo de Adoração cada qual com três formandos que assumem, junto com os membros consagrados, os apostolados da missão; e Vocacionado com quinze jovens de cinco comunidades rurais, frutos do primeiro Grupo Pão do Céu.

A evangelização é feita ainda através de visitas porta à porta, toda a cidade já foi visitada nesses três anos, e de visitas direcionadas a pessoas enfermas ou em outras situações em que precisam de oração, apoio, palavras de ânimo ou apenas de atenção e companhia. Apesar de parecer um apostolado simples, as visitas são provavelmente o mais frutuoso de todos, pelo anúncio que é feito ainda que sem muitas palavras, pelos laços de unidade e fraternidade que se vão formando e pela troca de experiências e testemunhos. Uma boa visita evangeliza, engrandece e transforma o coração de quem visita e de quem é visitado.

Outro apostolado comum, ainda que não formalizado, são os acompanhamentos, momentos de oração e partilha, realizados conforme a necessidade e o desejo de algumas pessoas, para ajudá-las a enfrentar realidades difíceis de suas vidas através da oração, da intimidade com Deus e da vivência dos sacramentos. Tudo feito com muita discrição e zelo pela vida e dignidade da pessoa.

A missão tem sido uma fonte de bênçãos, tanto para quem a vive quanto para aqueles a quem ela é direcionada. Os frutos são inúmeros, visíveis ou não, concretos ou estritamente espirituais; são graças de Deus manifestas na vida de tantas pessoas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *